home  »  Lugares  »  Santa Maria Maior

Santa Maria Maior

A Basílica de Santa Maria Maior é uma das quatro basílicas maiores, uma das sete igrejas de peregrinação e a maior igreja mariana de Roma. É também uma das basílicas papais na Itália. A basílica é por vezes chamada de “Nossa Senhora das Neves”,  uma referência à festa litúrgica da dedicação do edifício a Nossa Senhora em 5 de agosto, que, na mesma época, era chamada de “Dedicatio Sanctae Mariae ad Nives” em latim. A primeira igreja construída no local era conhecida como Basílica Liberiana ou Santa Maria Liberiana, uma homenagem ao papa Libério.  A basílica era conhecida como Santa Maria do Presépio, uma referência às relíquias da “manjedoura de Jesus” abrigadas ali, quatro tábuas de sicômoro que, juntamente com uma quinta tábua, teriam sido levadas para lá na época do papa Teodoro I.

Santa Maria é uma basílica papal, um título que passou a existir em 2006, quando o papa Bento XVI renunciou ao título de “patriarca do ocidente” e as basílicas patriarcais (as quatro maiores e São Lourenço fora da Muralha) passaram a ser chamadas de “papais” para mitigar a relação que as cinco basílicas tinham com os antigos patriarcados latinos. Santa Maria era até então a sede do Patriarcado Latino de Antioquia.

As cinco basílicas papais mais a Basílica de Santa Cruz em Jerusalém e San Sebastiano fuori le mura são as tradicionais igrejas de peregrinação em Roma, que são visitadas por peregrinos durante uma peregrinação a Roma, um itinerário de mais de 20 quilômetros criado por São Filipe Néri, especialmente pelos que buscam uma indulgência plena durante um jubileu.

Contate-Nos

* campos obrigatórios